sábado, 1 de novembro de 2008

Gebo / Giba / Gyfu / Gipt


Gebo é uma runa de troca, de dar-e-receber. Seu nome em Old Norse significa “presente/dádiva”, é a ancestral do inglês moderno “Gift”.
Com esse significado, muito bem expresso em seu desenho (duas retas que se cruzam), esta runa está relacionada a todo tipo de acordos, contratos e matrimônios, ou qualquer tipo de troca entre indivíduos e conciliações de forças opostas.
No seu sentido mais esotérico, ela representa as trocas entre nós (humanos) e nossos parentes (os deuses). Os presentes que os deuses nos dão (bênçãos, dons) e os presentes que nós lhes damos (lealdade, devoção) em retorno. Representa a relação de parentes que devemos ter com os deuses. Eles são nossos primos mais velhos, não nossos senhores (no sentido original e puro do termo, senhores/donos de escravos/servos).
Também representa o sacrifício, em uma outra linha de interpretação. O sacrifício voluntário, o oferecimento... neste sentido ela anda junto com a carta O Pendurado/Enforcado do Tarot, durante um pequeno trecho.
Esta runa, por sua habilidade de união, harmonia e conciliação, é muito utilizada para magias de amor.
Gebo pertence ao 1º Aett, a família de Frey, sendo a Habilidade em Dar e Receber Poder, uma das habilidades que o mago deve desenvolver.
Também pertence à 7ª Coluna, sendo a Lealdade entre Homens e Deuses, enquanto que Algiz é a Comunicação entre Homens e Deuses e Dagaz a Unidade Transcendente entre Homens e Deuses.
No jogo de simetrias, é oposta a Berkano. Enquanto a primeira representa a troca mútua, o crescimento através da interação; Berkano representa a recepção e retenção, o crescimento através da gestação.

Do Poema Rúnico:
“Generosidade traz crédito e honra, que sustentam a dignidade de um homem.
Ela fornece ajuda e subsistência
Para os falidos, os privados de qualquer outra coisa.”

Nenhum comentário: