quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ingwaz / Enguz, Iggws / Ing / Ing, Yngvi

Esta é a runa do deus Ing, deus da Terra e da Fertilidade, de quem os Anglos se diziam descendentes, que lhes deu o nome e por tabela batizou a Inglaterra.

Enquanto Jera é a semente germinando, Ingwaz é a Terra onde ela germina. Ingwaz é o recipiente, o lugar calmo e morno onde se desenvolve o nascimento, escondido dos olhos do mundo. Seu desenho representa justamente isso, um lugar fechado, escondido. O próprio nome “Ing” pronunciado passa essa sensação de algo puxado pra dentro, guardado, recebido.

Ingwaz é uma runa passiva e sublimada, “o que contém” enquanto seu oposto simétrico, Thurisaz, é a força direta e agressiva, “o que rompe”.

Em magick é utilizado para concentração e armazenamento do poder mágicko. Também para ritos de fertilidade ligados à terra, e para determinação do “lugar de poder” do mago.

Na divinação geralmente está associado à completude de uma situação, um tempo de integração e gestação, de aparente calma que guarda um processo escondido que terá um nascimento posterior. A natureza desse processo escondido poderá ser revelada pelas demais runas do jogo.

Além de Ing, esta runa é também ligada a Frey, o deus masculino da fertilidade, marido de Frejya, junto à qual forma o casal pai da família dos deuses Vanires, os deuses que alguns historiadores dizem serem dos povos que viviam na Escandinávia antes da chegada dos arianos. Os Vanires são todos ligados à fertilidade e eram cultuados pela grande maioria dos camponeses, enquanto que os deuses Aesires (Odin, Thor e companhia) eram mais cultuados pela nobreza e pelos guerreiros e comerciantes.

No terceiro Aett, Ingwaz é o deus da Terra, Ing.

Na Sexta Coluna, simboliza o Poder enviado a Domínios Ocultos, enquanto Kenaz é o Poder Oculto da Criação e Perthro as Forças Ocultas do poço de Wyrd.

Do Poema Rúnico:

“Ing foi visto nos primeiros tempos entre os Dinamarqueses Orientais

então ele partiu para o oriente, sobre as águas

levando seu carro consigo

e assim foi chamado herói entre os Heardingas”

Nenhum comentário: