quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Tiwaz / Teiws / Tir / Týr

Esta Runa é a inicial do Terceiro Aett, a Família de Tyr. Esta família é a unidade transcendente entre as forças do primeiro Aett e as formas do segundo. Esta é a runa do deus Tyr, o deus da guerra, da justiça e do auto-sacrifício. E assim como Fehu é a Força Universal e Hagalaz a Forma Universal, Tywaz, encerrando a primeira coluna, é a Força Dirigida pela Forma, como demonstra seu desenho , uma lança erguida, uma força direcionada, uma seta perseguindo seu alvo, um vetor ascendente.

É a runa do Guerreiro Espiritual: da Honra, Fidelidade, Auto-Sacrifício, Liderança, Autoridade, Racionalidade e Individualidade Do Pensamento. Vontade.

Na divinação geralmente está relacionada a sucesso, justiça, problemas legais, conflitos e confrontos que devem ser encarados com bravura e a presença de forças afirmativas à disposição do consulente, e onde elas devem ser empregadas (neste caso em associação com outras runas).

Na simetria está oposta a Wunjo, que é a Harmonia Social conquistada através do Amor, enquanto Tiwaz é a Harmonia Social conquistada através da Lei.

Do Poema Rúnico:

“Tyr é uma estrela-guia. Bem faz o príncipe ao confiar nela:

está sempre no seu curso, sobre as brumas da noite, e nunca falha.”

Nenhum comentário: