quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Estudo sobre o 3º Aett

O terceiro Aett é a família de Tyr. Enquanto o primeiro (de Frej) representa as Forças Primais do Universo e o segundo (de Hejmdallr) as Formas, a Estrutura do Universo, este terceiro é a União Transcendente entre Força e Forma: a família dos aspectos transcendentes dos principais arquétipos do mundo nórdico.

E assim começa-se com Tiwaz, a runa de Tyr. Como a runa-pai do Aett, ela dá o tom, sintetizando Fehu e Hagalaz na Força dirigida pela Forma. É a runa do Guerreiro Espiritual, do buscador. É o Grande Pai, sempre honrado e leal.

Em seguida temos a Grande Mãe, Berkano. Ela transcende os aspectos de Naudhiz e Uruz, se tornando o recipiente onde ocorre a têmpera das purificações geradas pelas duas runas da segunda coluna. É a runa da gestação, da proteção, do segredo e do renascimento.

Logo depois vem Ehwaz. Dinâmica e Integrativa, une e transcende as runas de sua coluna, Thurisaz e Isa. Em seu aspecto integrativo representa a fé e a lealdade entre as pessoas, enquanto que em seu aspecto dinâmico representa as viagens astrais assim como as personas, o meio de comunicação entre o ser e o mundo. Representa toda a Família Divina.

E assim chegamos a Mannaz. O Ser Humano. É a realização da estrutura divina na humanidade, a transcendência de Ansuz e Jera.

Então temos Laguz, a água, a origem da vida. Enquanto Raidho é a Jornada Solar, pelo consciente e Eihwaz a Jornada Mística pelos mundos, Laguz é a Jornada Aquática pelo inconsciente e pelas emoções. O Instinto Primal. A Vida.

Da água pra a Terra. Ingwaz é o deus Ing, o lugar onde a semente germina, onde as forças ocultas de Kenaz e Perthro são enviadas para serem gestadas e transcendidas.

E a partir daí chegamos ao derradeiro segredo: o Paradoxo Odínico, Dagaz. Homens e Deuses atingem a sua própria Unidade Transcendente. “não há fronteira entre Deuses e Homens, uns se fundem casualmente nos outros”. É a coroa da coluna formada por Gebo e Algiz.

E para encerrar o Futhark, temos Othala, Os Ancestrais. Aquilo que nos foi legado por todos nosso antepassados, sejam coisas físicas ou morais. E esta é a derradeira Fortaleza da Vontade, onde o vencedor de Wunjo e Sowilo descansa.

Nenhum comentário: