quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ehwaz / Aihwz / Eh / Íor

Um Cavalo, é o significado do nome desta runa. Seu desenho , se der uma forçada na imaginação, pode lembrar um. Porém ele está normalmente relacionado a outra face da interpretação da runa: , duas pessoas de mãos dadas. Isso indica os dois pontos principais aos quais esta runa está relacionada: dinamismo/mobilidade e integração.

Na face “cavalo” desta runa, esotericamente ela está ligada às viagens astrais pelo mundo, a projeção do poder mágicko, rapidez e velocidade. Seu desenho também representa o corpo etéreo, a emanação que fica ao redor do corpo humano (mannaz): .

Em seu aspecto psicológico ela é a personalidade, nosso veículo de comunicação entre o interior e o exterior: as personas que cavalgamos no nosso dia-a-dia. Assim também como a habilidade de se ajustar ao meio, a adaptabilidade. Também, por seu aspecto integrativo, é a fé (no sentido de confiança cega) e a lealdade, a parceria, a cooperação, acordos, sociedades, casamentos, trabalho em equipe...

Divinatoriamente seu sentido será melhor definido pelas runas que estiverem próximas.

Ehwaz pertence ao terceiro Aett, o da transcendência, dos arquétipos divinos. É a própria família divina.

E assim, na terceira Coluna, ele transcende Thurisaz, a Unidade Dinâmica Desagregadora, e Isa, a Unidade Imóvel Integrativa... sendo assim a Unidade Dinâmica Integrativa.

Nas simetrias está oposta a Kenaz. Enquanto esta é a habilidade técnica pessoal e individual, Ehwaz é o conjunto das habilidades fortalecidas em um trabalho em equipe.

Do Poema Rúnico:

“Um cavalo é o prazer de um príncipe quando à frente de seus guerreiros.

Quando um homem rico montado fala sobre

seu cavalo de batalha, orgulhoso de seus cascos.

É sempre um descanso para aqueles que andaram demais e tem que continuar viajando.”

Nenhum comentário: