sábado, 1 de novembro de 2008

Estudo sobre o 1º Aett

O primeiro Aett é também conhecido como A Família de Frej, ou às vezes de Frejya.
É uma Aett de pura Força, de Energias. Da Força Pura (Fehu), passando pela Força Indomada, Potencial (Uruz), a Força Dinâmica (Thurisaz), a Força Divina (Ansuz), a Força Rítmica, Harmonizadora (Raidho), a Força Humana Interior (Kenaz), a Força gerada pela Troca e pelo Sacrifício (Gebo) e a Força da Completude, do Êxtase Puro (Wunjo).
Também é, num sentido mais esotérico, um resumo da história da criação do mundo segundo a cultura Nórdica. Explico-me:
Primeiramente existia a Força Pura Universal (Fehu), o vácuo original chamado Ginungagap.

Foi nos tempos primeiros, quando nada havia:
nem areia nem mar, nem as frias ondas;
terra não havia, nem o alto céu,
apenas o abismo vazio, Ginungagap.
(Völluspa, 3)

Então Ginungagap, o Vazio Primordial, se dividiu em dois: Niflheim e Muspelheim: as terras do Gelo e do Fogo, respectivamente, e começou a Formação (Uruz) do mundo.
Lembrando que Uruz é a vaca Audumla, aquela que, lambendo o gelo salgado formou Brúni, o avô de Odin. E além disso ela também alimentou Ymir, o primeiro gigante, com seu leite.
E de Ymir veio a estirpe dos Gigantes/Trolls/Thurses (Thurisaz), que começaram a povoar o mundo, ainda vazio e sem forma.
Porém de Brúni nasceu Bur e de Bur nasceram Odin, Vili e Vê, os primeiros Deuses. Eles se juntaram e mataram Ymir, e com seu corpo criaram Midgard, o nosso mundo.
E foi assim que a Emanação Divina (Ansuz) trouxe a Harmonia e o Ritmo (Raidho), ao criar o sol e a lua e colocá-las lá para reger o tempo, e ao expulsar os gigantes das Terras Superiores (Midgard e os Quatro Reinos dos Deuses – Aesgaard e Vanaheim -, dos Elfos – Ljóssálfheimr – e dos Anões – Swartálfheimr).
Assim, quando o mundo estava já tranqüilo os Deuses resolveram criar o Homem (Kenaz), colocando nele uma parte de sua Fagulha Divina e dando-lhes bênçãos e dons em troca de louvores (Gebo).
E assim se completou e integrou (Wunjo) a Criação, cuja estrutura e cujas leis serão desveladas no segundo Aett, o de Hejmdallr.
Há ainda uma terceira apreciação deste Aett: como ele é sobre Forças num sentido macrocósmico, também pode ser as Forças num sentido microcósmico: as Forças que um Mago precisa desenvolver em si próprio:
Fehu é a Força Mágica, o primeiro despertar para o potencial; o nascimento e o germinar da Vontade. É o Saber-Que-Se-Pode.
Uruz é o Poder de Formação. Assim que sabemos que podemos, começamos a moldar os potenciais em alguma coisa.
E assim surgem as primeiras dificuldades, os primeiros espinhos no caminho, Thurisaz. E com eles a Força Dinâmica que temos que desenvolver para superá-los, a capacidade de destruir modelos que não servem mais e criar outros.
Então começamos a buscar a ajuda dos Mestres, dos Deuses. E com Ansuz eles nos iluminam, irradiando Inspiração.
Com a ajuda dos Deuses, começamos a entrar em harmonia com o Universo, descobrindo seu Ritmo e o nosso próprio. Raidho.
Então surge Kenaz, a nossa luz interior que começa a brilhar cada vez mais forte, conforme desenvolvemos o Controle sobre as Energias e a Sabedoria em sua aplicação.
Quando chegamos nesse estado, Wunjo, o Êxtase Puro e Divino, toma conta de nós, e então desenvolvemos nossa Personalidade Integrada.

Nenhum comentário: