sábado, 1 de novembro de 2008

Eihwaz / Eihwas / Éoh, Eoe / Ihwaz

Esta runa é Ygdrasill, a Árvore-Eixo do Mundo. Seu nome significa Freixo, que é a espécie que alguns dizem ser a Ygdrasill.
Seu desenho representa justamente o mesmo que sua árvore símbolo: a conexão entre os mundos superiores e inferiores, entre todos os Nove Mundos.
E assim ela é a viagem do Mago por todo o Multiverso e o conhecimento adquirido na viagem.
Ao contrário de Jera, que é a evolução gradativa em espiral, a órbita, Eihwaz é a iluminação vertical e imediata, o eixo.
Uma das interpretações desta runa diz que ela pode gerar memórias de existências passadas na corrente ancestral. Não de vidas passadas, veja bem, mas sim das memórias de nossos ancestrais.
Na divinação ela geralmente significa um “vá em frente” em questões de dúvidas. Simboliza riscos que devem ser encarados. Indica que o alvo do consulente é razoável e ele pode alcançá-lo. Mas negativamente também pode demonstrar um momento de indecisão, de conflito de emoções que precisam ser sintetizadas e transcendidas. Nesse sentido é a dúvida na escolha de qual caminho seguir.
Eihwaz pertence ao segundo Aett, e representa a subida por Ygdrasill para iniciação nos Nove Mundos.
Também faz parte da 5ª Coluna, a Coluna das Jornadas. Enquanto Eihwaz é a Jornada Mística, Raidho é a Jornada Solar e Laguz a Jornada Aquática.

Do Poema Rúnico:
“O Freixo é uma árvore de casca grossa
dura e rápida sob a terra, suportada por suas raízes
uma guardiã da chama, prazer em um Estado.”

Um comentário:

Unknown disse...

Faz um tempo e venho sonhando com este simbolo, nele tenho a visita de uma senhora de idade e o simbolo bordado em sua roupa as demais senhoras que a acompanham sao mais jovens. porem usam cabaças presa a cintura e respeitam a senhora que me chama, o simbolo também acompanha um - traço ao lado e um pronto tipo um circulo na parte de cima do traço, acretido ser o complemento dessa runa, me envie respostas por favor thaisquites@yahoo.com.br