sábado, 1 de novembro de 2008

Estudo sobre o 2º Aett

Se o Aett de Frey era sobre as forças do universo, o de Hejmdallr é sobre a Estrutura do mesmo, sobre suas leis e como ele está constituído.
Primeiramente temos a runa Hagalaz, que abre o Aett com maestria, demonstrando que o Universo ao mesmo tempo que protege, destrói, e que esta tensão é justamente o que o mantém vivo. É o primeiro segredo. Não há Bem ou Mal puros, eles estão sempre misturados, sempre em equilíbrio, balançando pra lá e pra cá.
E então vêm Naudhiz e Isa, o Fogo e o Gelo. Muspelheim e Niflheim, os dois pólos energéticos do Universo. Dinamismo Destrutivo e Estabilidade Conservadora. E destes dois princípios (nos quais o Vazio Original se havia dividido) surge a semente, Jera. Este é o segundo segredo: todo brotar surge do equilíbrio tensionado entre dinamismo e estabilidade. Depois do inverno sempre surge a primavera.
Então eis que surge Eihwaz. Quando o mundo se equilibrou em seus dois pólos, germinou a árvore-eixo: Ygdrasill, e nela criaram-se os Nove Mundos. Este é o terceiro segredo: o segredo da viagem entre os mundos e o conhecimento dos seres não-humanos.
Porém em uma das raízes da árvore Ygdrasill há um poço. Este poço é guardado pelas nornas, e é conhecido como Poço de Urd, ou Ørlog, ou Wyrd. É o destino, mas não como conhecido no ocidente. Ele pode ser manipulado, e esse é o quarto segredo, o mistério mais bem guardado de todos. Assim Perthro é a runa das runas, o mistério dos mistérios. Quem conseguir tomar um gole daquele poço terá o mundo em suas mãos. Este é o Elemento-Fractal das runas.
Ainda na mesma árvore há duas outras fontes. E o conjunto das Três Fontes, de Urd, Mimir e Hvergelmir a irrigam. E é isso que mantém a árvore viva e assim permite que se sustente a ponte Bifrost, permitindo que Algiz surja, para a comunicação entre os mundos. O quinto segredo, o de que os deuses são nossos parentes. De que entre nós há uma relação de troca mútua.
E aqui surge finalmente o sexto segredo, o derradeiro desta família: em Sowilo descobre-se que o equilíbrio tensionado de Hagalaz (do Universo) pode ser influenciado por nossa vontade. Nós temos nosso próprio papel a cumprir no moldar da Forma Universal.

Pois sim. No sentido macrocósmico o primeiro aett é o das forças e o segundo das formas universais. No sentido microcósmico o primeiro é das forças que devemos desenvolver e o segundo dos segredos que devemos descobrir. Com nosso poder desperto e com a compreensão da estrutura do Universo, podemos encarar o terceiro aett, o de Tyr.

Nenhum comentário: