sábado, 1 de novembro de 2008

Algiz / Algis / Eolh / Elhaz

Algiz/Elhaz é uma runa com dois nomes. Um significa Alce (um mamífero das terras nórdicas, portador de uma galhada grande e poderosa) e o outro Freixo (uma árvore grande e forte, que algumas fontes dizem ser a árvore-eixo do mundo, Ygdrasill). Em algumas fontes ela é chamada de Ihwaz, o mesmo nome atribuído à runa Eihwaz em outras fontes, o que gera muitas confusões. Seu desenho sustenta ambas idéias, podendo ser interpretado tanto quanto uma galhada quanto uma árvore. Mas de qualquer forma seu significado básico é proteção, o que a diferencia de Eihwaz.
Como sua quase-homônima, Elhaz está relacionada com a comunicação com outros mundos, porém geralmente apenas os mundos superiores, e geralmente Aesgaard. Às vezes também está conectada com as três fontes que irrigam Ygdrasill: a fonte de Urd, localizada em Aesgaard e guardada pelas três nornas: Urd, Skuld e Verdandi, as três tecelãs do destino. A outra é a fonte de Mimir, localizada em Jotunheim e guardada pelo gigante Mimir, que dizem ser o mais inteligente do multiverso, pois que ele bebe quotidianamente de seu poço, que é a fonte da sabedoria. Conta a lenda que Odin deu seu próprio olho direito em troca de um gole da água desse poço. A terceira fonte, chamada Hvergelmir, está em Niflheimr e é guardada pelo dragão Nídhögg.
É uma runa de canalização de energia entre os deuses e homens, diferentemente de Eihwaz, que é uma runa de viagem entre os mundos.
Na magick Algiz está mais associada a conjurações de proteção e de premonição contra situações ameaçadoras que possam aparecer. Tanto que no norte da europa alguns campônios ainda utilizam o velho sinal dos três dedos estendidos contra o mal, fazendo sem saber o desenho desta runa.
No jogo de simetrias está oposta a Naudhiz. Enquanto Algiz é a aceitação e atração das bênçãos divinas, através da canalização da energia dos mundos superiores, Naudhiz é a Resistência e Auto-suficiência.
Algiz está colocada na sétima coluna, sendo a comunicação entre Deuses e Homens, enquanto Gebo é a lealdade entre Deuses e Homens e Dagaz a unidade transcendente entre Deuses e Homens.
Algiz pertence ao segundo Aett, o de Heimdaller. Neste Aett ela representa a Comunhão com os Deuses.

Do Poema Rúnico:
“O Freixo é normalmente encontrado nos pântanos
ele cresce na água e abre uma ferida estonteante
cobrindo com sangue qualquer guerreiro que tocá-la.”

Nenhum comentário: