sábado, 1 de novembro de 2008

Perthro / Pairthra / Peordh

Perthro significa literalmente “Taça Cheia”, porém tem também o significado ambíguo de “Vagina”. E seu desenho é exatamente isso.
Esta runa é o Útero Cósmico, de onde surgem todas as coisas. É o poço profundo do poder feminino. A intuição e a fertilidade em seu aspecto fêmeo. A experiência da iniciação, o passar por um túnel escuro, estreito e úmido, através do qual descobrimos um mundo novo.
Psicologicamente esta runa está ligada a talentos não manifestos, habilidades latentes herdadas dos ancestrais.
Ela é o poço do Ørlog, a força misteriosa do destino. Não o destino fatalista do conceito ocidental, porém um destino que pode ser cavalgado, como nos mostra a runa Raidho, porém que jamais poderá ser compreendido. A lei nórnica (as três nornes, Urd, Skuld e Verdandi... as três deusas que tecem o destino) da teia do tempo.
“Nenhum homem pode saber o futuro. Assim permite-se que durmam em paz” diz o Havamál, em seu versículo 56.
Em magick pode ser bastante utilizado para iniciação nos mistérios do destino, ou nos mistérios femininos. É também utilizada para estimular a fertilidade feminina.
Na divinação, como resposta a uma pergunta direta, pode significar que o consulente ainda não está preparado para saber a resposta, ou que ela não está à disposição no momento, ou ainda que o consulente desconhece mais coisas a respeito do assunto do que ele mesmo imagina.
Enquanto Perthro é a evolução e criação, seu par simétrico oposto, Isa, é a contração e a imobilidade.
Na sexta coluna, Perthro representa o poder oculto do poço de Wyrd/Ørlog; enquanto Kenaz é o poder oculto da criação e Ingwaz o poder enviado a domínios ocultos.
Perthro pertence ao segundo Aett, onde representa a habilidade de usar e compreender as forças do Ørlog.

Do Poema Rúnico:
“Uma taça cheia é fonte de recreação e divertimento para os grandes,
quando guerreiros jovialmente sentam-se juntos no salão de festas.”


Nenhum comentário: