terça-feira, 7 de outubro de 2008

Thurisaz / Thiuth / Thorn / Thurse

Seu nome significa espinho, e seu símbolo o demonstra. Além disso seu nome também é Thurse, que é um dos nomes dados aos Gigantes, aos Inimigos da Raça Humana. Esta runa também é relacionada a Mjollnir, o martelo de Thor.
Ou seja, é uma runa violenta, afiada, destrutiva. É muito usada para maldições e para defesa. Defesa sim, defesa agressiva.
Martelo erguido, ela é o próprio phallus irrompente. Thor, além de matador de Gigantes, é um deus da fertilidade.
Cosmologicamente falando, dentro da cultura nórdica, Thurisaz representa o conhecimento da unidade e da divisão de todas as coisas. Que Tudo é Muitos e é Um.
Divinatoriamente falando, essa runa revela conflitos e complexidades de natureza agressiva, assim como problemas psicológicos. Se bem aspectada pode significar o poder que rompe as barreiras e limpa o caminho para o crescimento. Se mal aspectada pode significar a presença de um inimigo, ou algum tipo de espinho no caminho.
Ela é o catalisador regenerativo do futhark, a tendência para a mudança. Nesse sentido ela muito se assemelha à carta da Morte no Tarot.
No jogo de simetrias ela é oposta a Ingwaz. Enquanto Thurisaz é a força direta e agressiva, o que rompe; Ingwaz é a força passiva e sublimada, o que contém.
Na família de Frey – o 1º Aettyr – que é a lista dos poderes que o mago deve desenvolver em si mesmo, esta runa representa a Força Dinâmica.
Nas colunas ela está na 3ª Coluna, a dos Poderes Constituintes do Universo. Ela é a Unidade Dinâmica e Desagregadora, enquanto Isa é a Unidade Imóvel e Integradora e Ehwaz é a Unidade Dinâmica e Integradora.

Do Poema Rúnico:
“O espinho é extremamente afiado
Algo mau para qualquer um que o toque
Incrivelmente severo com todos que chegarem perto.”

Um comentário:

MBThais disse...

a primeira runa q me atraiu.
a primeira runa q estou 'usando'.

e estamos nos dando mto bem.

(: