terça-feira, 7 de outubro de 2008

Raidho / Raidha / Rádh / Reidh

Raidho, na língua antiga, tem dois sentidos básicos: Cavalgar (que dá origem ao inglês to ride) e Carro/Carroça. Os dois têm ligação com viagens... e é por aí que vai esta runa. Seu desenho , se girado, , lembra justamente a forma de uma carroça.
Mas não apenas isto... como no cavalgar, Raidho implica em ritmo. Não qualquer movimento, mas o movimento rítmico, harmônico.
E no sentido de ritmo, ela leva ao equilíbrio entre o ritmo pessoal (interno) e o ritmo do ambiente (externo). Isso nos leva à velha relação Liberdade versus Responsabilidade. Raidho é a runa de nossa convivência com os outros. É a runa do ideal da sociedade Viking, onde todos assuntos de interesse do vilarejo eram discutidos e decididos na Althing (ou, simplesmente, Thing) em democracia direta. Sendo cada um responsável pelo seu próprio caminho na vida, dirigindo o destino e sendo levado por ele – como um cavaleiro em seu cavalo.
É a Jornada Solar, a viagem pelos limites de sua consciência, para melhor conhecer esses limites e assim superá-los.
Raidho pertence ao primeiro Aettyr, a família de Frey. Dentre todos os poderes que o mago deve desenvolver em si, ela representa o Ritmo/Harmonia.
No jogo de simetrias, é oposta a Mannaz. Enquanto Raidho representa a estrutura da sociedade, Mannaz representa a estrutura do ser humano em sua individualidade.
Raidho pertence à quarta coluna, que é a Coluna das Jornadas. Enquanto esta é a Jornada Solar, Eihwaz é a Jornada Mística e Laguz a Jornada Aquática.

Do Poema Rúnico:
“Cavalgar parece fácil para as pessoas, quando estão em casa
e é bastante audaz aquele que atravessa as estradas
montado em um robusto cavalo.”

Nenhum comentário: