terça-feira, 7 de outubro de 2008

Uruz / Úrus / Úr / Úr

Uruz significa na língua antiga “auroch”, que é uma espécie de boi selvagem que habita as terras do norte. Seu desenho representa a proeminência que eles têm sobre os ombros (igual que os touros).
Disso já podemos tirar algumas simbologias:
Uruz é uma runa vigorosa, forte, poderosa e saudável como um touro. Ou melhor, ela é o vigor, a força, o poder e a saúde do Touro Ideal não domado.
Mais que isso, ela é a paciência, a resistência, a persistência, a teimosia, o ruminar, o aguardar do momento certo.
Liberdade e energia. O potencial não dominado. Aquilo-que-pode-ser, que deve ser conseguido pela insistência.
É a potência sexual masculina.
O poder de formar e moldar. Nisso ela simboliza Adhumla, a primeira vaca, que lambeu o gelo salgado e assim criou Bruni, avô de Odin – pai dos deuses -, e que com seu leite alimentava Ymir, o pai dos Gigantes do Gelo.
Assim Uruz é poder de Formação, de Criação, e é esse seu símbolo na família de Frey, a lista dos poderes que o mago deve desenvolver em si mesmo.
No jogo de simetrias do Futhark ela é oposta a Dagaz, que representa o paradoxo, as mudanças drásticas, as revoluções; enquanto Uruz representa as mudanças lentas e seguras.
Nas colunas, Uruz se posiciona na segunda coluna, a coluna da purificação. Ela é a purificação pela água, enquanto Naudhiz é a purificação pelo fogo e Berkano o recipiente onde a purificação é feita.
Água porque no mundo nórdico as qualidades desta runa estão fortemente relacionadas ao mar e seu poder bravio, que era muito presente nas sociedades vikings.

Do poema rúnico:
“O Auroch é orgulhoso e tem grandes chifres.
É uma besta selvagem e luta com seus chifres.
Um grande ranger dos pântanos, uma criatura de vigor.”

Nenhum comentário: