terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fehu / Faihu / Foeh / Fé

Fehu representa riqueza, prosperidade. Mas não a riqueza no sentido antigo da propriedade física, mas no sentido moderno do termo. Por sua característica móvel, é um arquétipo bastante relativo ao dinheiro no sistema financeiro contemporâneo.

Porém não é apenas riqueza/prosperidade material. Também simboliza a riqueza espiritual. Os dons mágicos. É o pai da família de Frey – o 1º Aettyr – que representa as faculdades que o mago deve desenvolver em si mesmo. É a FORÇA MÁGICA, o primeiro desses elementos.

Fehu é força pura. É força crescente. Ascendente, como os seus braços no desenho que a simboliza.
Fehu significa “Gado Doméstico”, na língua antiga. A força da natureza pacificada e servindo ao homem. Bens móveis. Se você virar o desenho da runa 90º, terá , uma estilização de um animal quadrúpede, do gado.
Por suas posições no Futhark, ela é oposta a Othala, que representa os bens imóveis, a herança, a propriedade fixa, a fazenda, a estabilidade.
Enquanto Fehu é decididamente individual, Othala exala o odor de comunidades.
Já no arranjo de colunas, Fehu forma – junto com Hagalaz e Tiwaz – a primeira coluna, a coluna da origem, a coluna dos senhores/pais de cada família. Enquanto Fehu é a Força do universo, Hagalaz é a sua Forma, a Estrutura, e Tiwaz é o conjunto dos dois: a Força dirigida pela Forma, o julgamento, a justiça.


Do poema rúnico:
“Riqueza é um conforto para todos
ainda que cada um deva gastá-la livremente
se ele quer ganhar honra aos olhos de odhinn”

Nenhum comentário: